quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Atenção! As páginas da web têm prazo de validade e ele já está vencendo.

O artigo "The Web is Dead", publicada na revista Wired, aponta para uma reflexão que muitos de nós sequer se dá conta. O browser da web, o HTML, quase não é mais usado nessa nossa era digital. Logo que li, achei um equívoco, mas ao continuar a matéria, percebi que de fato, quase não usamos mais. O autor, Chris Anderson, fornece uma série de exemplos de como passamos um dia inteiro usando apenas aplicativos. Claro que essa realidade talvez seja concreta nos EUA, mas por aqui em solo tupiniquim, não são todos que tem Ipads, Iphones, XBox Live e etc. Mas dá pra entender o que ele quis passar. Até porque, mesmo eu que não tenho nada disso, navego muito em páginas que existem em forma de aplicativos, como o facebook e o Gmail.

O Web Browser, que já foi o centro do mundo da informática, há mais ou menos uma década atrás, hoje já tem prazo de validade graças aos aplicativos antes mencionados. E a culpa de tudo isso é nossa. Nós, que vivemos num intenso corre-corre diário, buscamos sempre a praticidade e o imediatismo. Essas qualidades sempre vão reinar, muitas vezes mesmo a frente de qualidade.

No final, o autor comenta que sempre há o caminho alternativo, afinal de contas, ainda existe o telegrama e as cartas. Gostei que ele falou isso, pois concordo totalmente e acho importante que a Web ainda exista, até pra garantir que esse fetiche por modernidade tenha um certo pé no chão, relembrando suas origens, onde nem tudo é tão volátil e banal.

2 comentários:

  1. ela só vai morrer, se nós permitimos!!

    ResponderExcluir
  2. acho que o prazo de validade ainda pode se estender mais um pouco. Afinal, como vc mesmo falou a realidade dos apps ainda n existe para todos.

    ResponderExcluir